sexta-feira, 4 de outubro de 2013



Cibercultura e educação

Fonte: Google – extraído da publicação feita por Martim em 21/05/2013

O paradigma educacional preponderante na Modernidade, centrado na escola e nos agentes educacionais formais, vem enfrentando dificuldades cada vez maiores em se adaptar às novas configurações sociais. Diante da sua aparente falência em matéria de produzir experiência e significação de mundo aos jovens do século XXI, a escola – isto é, os profissionais que atuam nos e junto aos espaços escolares – volta-se às ferramentas e elementos tecnológicos e de comunicação com o objetivo de aproximar-se da nova realidade social, penetrada e dominada pela cibercultura.
A cibercultura, isto é, a sociabilidade produzida e vivida por meio de redes de comunicação e informação, está a produzir um processo, ao que tudo indica irreversível, de democratização do acesso à educação e informação. Hoje, qualquer jovem com conexão à internet pode acessar galerias de arte do mundo todo, acervos bibliográficos de inúmeras instituições, arquivos fotográficos, videográficos e sonoros de praticamente qualquer parte do globo. Mas, há que se notar, as tecnologias, por si só, não implicam uma transformação da educação. Por serem ferramentas, dependem do uso dado a elas.
No campo da educação, implica também na democratização do próprio processo de ensinar e aprender, que precisa portanto se desvincular do centro-professor e se realizar pelas redes que conectam todos a todos . Assim, uma escola ainda significativa para o século XXI deve incorporar essa dimensão da autonomia em sua razão de ser e seu meio de atuação. Incentivar o aprender a aprender e, principalmente, incentivar a autonomia.

Conceituando Cibercultura:
 Cibercultura A palavra cibercultura provém da junção das palavras cibernética e cultura. "Ciber" seria o diminutivo de cibernética, uma ciência voltada para uma tecnologia avançada. No caso, a cibercultura relaciona a tecnologia, o virtual (por exemplo a internet) e a cultura. Écultura que surgiu, ou surge, a partir do uso da rede de computadores através da comunicação através de computadores, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico. É também o estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as comunidades on-line, jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias sociais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura 




Nenhum comentário:

Postar um comentário