sexta-feira, 4 de outubro de 2013



Cibercultura e educação

Fonte: Google – extraído da publicação feita por Martim em 21/05/2013

O paradigma educacional preponderante na Modernidade, centrado na escola e nos agentes educacionais formais, vem enfrentando dificuldades cada vez maiores em se adaptar às novas configurações sociais. Diante da sua aparente falência em matéria de produzir experiência e significação de mundo aos jovens do século XXI, a escola – isto é, os profissionais que atuam nos e junto aos espaços escolares – volta-se às ferramentas e elementos tecnológicos e de comunicação com o objetivo de aproximar-se da nova realidade social, penetrada e dominada pela cibercultura.
A cibercultura, isto é, a sociabilidade produzida e vivida por meio de redes de comunicação e informação, está a produzir um processo, ao que tudo indica irreversível, de democratização do acesso à educação e informação. Hoje, qualquer jovem com conexão à internet pode acessar galerias de arte do mundo todo, acervos bibliográficos de inúmeras instituições, arquivos fotográficos, videográficos e sonoros de praticamente qualquer parte do globo. Mas, há que se notar, as tecnologias, por si só, não implicam uma transformação da educação. Por serem ferramentas, dependem do uso dado a elas.
No campo da educação, implica também na democratização do próprio processo de ensinar e aprender, que precisa portanto se desvincular do centro-professor e se realizar pelas redes que conectam todos a todos . Assim, uma escola ainda significativa para o século XXI deve incorporar essa dimensão da autonomia em sua razão de ser e seu meio de atuação. Incentivar o aprender a aprender e, principalmente, incentivar a autonomia.

Conceituando Cibercultura:
 Cibercultura A palavra cibercultura provém da junção das palavras cibernética e cultura. "Ciber" seria o diminutivo de cibernética, uma ciência voltada para uma tecnologia avançada. No caso, a cibercultura relaciona a tecnologia, o virtual (por exemplo a internet) e a cultura. Écultura que surgiu, ou surge, a partir do uso da rede de computadores através da comunicação através de computadores, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico. É também o estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as comunidades on-line, jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias sociais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura 




domingo, 15 de setembro de 2013

Tópico 2.
 http://www.youtube.com/watch?v=jvVq99cqG6Q  Como a telefonia celular pode vir a mudar nosso cotidiano no ano de 2020.

A meu ver o uso do celular vem crescendo e abrangendo várias áreas tecnológicas não apenas na comunicação como também na comodidade como acionar alarme, programar a cafeteira e a torradeira.  Com a facilidade de redes abertas, Banda larga vem aumentando absurdamente o número de adeptos.
Devemos nos prevenir quanto à segurança dos dados pessoais jogados nas redes. Pois assim como as facilidades os transtornos também serão infinitos. Colocando as vidas  pessoais, sociais e financeiras em risco.





quinta-feira, 4 de julho de 2013

Atividade 4.3 e 4.4



Tecnologia a serviço da educação.

Tecnologia a Serviço dos alunos especiais


Atividade 5.5

A tecnologia chegou de devagar e sem que tivéssemos nos dado conta tomou dimensões inimagináveis se apropriando do nosso cotidiano e das tarefas mais simples.  E tomou conta de todos os setores: divertimento, trabalho, família, amigos, estudos... E não podia ficar de fora nem um grupo de pessoas.
A tecnologia também é inclusiva e abrange os grupos de diversas deficiências. Facilitando a comunicação, o aprendizado, e principalmente a integração social.
Assista o vídeo.

Tecnologia a Serviço dos alunos especiais




Tecnologia a Serviço dos alunos especiais




Atividade 5.3 e 5.4

Atividade  5.3 e 5.4

A tecnologia esta ai para todos. Inclusive para auxiliar a vida de pessoas que necessitam da mesma como material de apoio para a integração e até mesmo sobrevivência. 

"Hoje em dia é sabido que as tecnologias da informação e comunicação vem se tornando de forma crescente, importantes instrumentos de nossas cultura e, sua utilização, meio concreto de inclusão e interação no mundo" (LEVY apud BASTOS, 2007, p.30) 


quarta-feira, 12 de junho de 2013


Alguns softwares para trabalhar com pessoas especiais.
DOSVOX
O DOSVOX é um sistema para microcomputadores que se 
comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando,
 deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.
Faça download do Dosvox por meio do link: dv34-kitsaci1.exe
Para acessar as Instruções de Instalação do DosVox 3.4 

MECDAISY
O Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e 
sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado. Apresenta
 facilidade de navegação pelo texto, permitindo a reprodução 
sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de 
parágrafos e a busca de seções ou capítulos.
Faça o download do Mecdaisy por meio do link http://intervox.nce.ufrj.br/~mecdaisy/windows/v_1.0_r678/MecDaisy_setup_r678.exe
Ou então, acesse os tutoriais do Mecdaisy, em que você 
encontrará algumas instruções para ajudar no processo de
 instalação e utilização:
Para acessar o Tutorial de Instalação do Mecdaisy, Clique Aqui.
Para acessar o Tutorial de Utilização do Mecdaisy, Clique Aqui.
Para acessar o Tutorial de Instalação do Mecdaisy para o sistema
 operacional Linux, Clique Aqui.

TECLADO AMIGO
O sistema Teclado Amigo é um conjunto de diversos programas 
que visam permitir o acesso ao computador por pessoas que 
não poderiam controlar efetivamente o teclado e o mouse devido
 a limitações físicas.
Para acessá-lo clique no link: kitsaci2.zip 
Você também pode encontrar algumas instruções para
 instalação desse recurso. Para acessar o arquivo Instruções 
de Instalação Kit Saci 2,Clique Aqui.

HAGÁQUÊ
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar 
o processo de criação de uma história em quadrinhos
 por uma criança ainda inexperiente no uso do
 computador, mas com recursos suficientes para 
não limitar sua imaginação. E, como resultado do
 crescente uso por pessoas com deficiência, o 
software vem passando por um processo de
 reformulação visando melhorar sua acessibilidade.
Para acessar o Tutorial de Instalação do 

RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DO WINDOWS
Este é um recurso em que você pode manusear os recursos de acessibilidade que o sistema operacional Windows oferece.
 Vale a pena conhecer.
Para manipulá-lo, você pode utilizar como apoio o Manual do
 Recurso de Acessibilidade do Windows. Para acessá-lo,

BOARDMAKER
 encontrará o software Boardmaker, que usa recursos de Comunicação Alternativa (CA) para criação de pranchas de comunicação.
Este é um software que vem sendo bastante disponibilizado nas SRM, no entanto, ele ainda não é um software livre, sendo assim, é comercializado e não há como fazer download pela Internet, pois seu acesso se dá apenas com o CD de instalação. Por essa razão, não há como disponibilizarmos o download. MAS, se na sua escola esse software já está disponível e você tiver interesse em manipulá-lo, você pode optar por fazer a manipulação do Boardmaker e depois postar a sua análise na Análise Crítica dos Softwares (Atividade 36).
Observação: para esse software especificamente, seria interessante você ter alguém na sua própria escola que saiba manipulá-lo para ajudá-lo caso tenha dificuldades. Como ainda está restrito às escolas, não temos o acesso livre para conhecer melhor o software e poder ajudá-los nas dificuldades que possam surgir.


Para saber mais
Sugerimos também que você visite alguns sites para encontrar e conhecer outros softwares.
Observação: os softwares são um pouco pesados, por isso, é preciso ter paciência até que o download seja completado. Mas fique tranquilo, pois após ter realizado o download uma vez e ter instalado o software em seu computador, você poderá usar a vontade.


Algumas sugestões, para auxiliar seu trabalho.

Vamos agora explorar, na prática, os Objetos de Aprendizagem (OA). Você pode acessá-los e trabalhar com eles tanto virtualmente – on-line-, fazendo o acesso por meio dos links abaixo, como fazendo o seu download.

[não tem opção on-line]
Scrapbook [download]
Todos são muito interessantes e trabalham diferentes conceitos pedagógicos.
Bom trabalho.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

1ª postagem

Várias são as fontes tecnológicas disponíveis que podem auxiliar profissionais a trabalhar com crianças especiais. Programas e recursos tecnológicos criados para facilitar a vida, já tão limitada, desses alunos. Muitas foram às contribuições tecnológicas utilizadas pela educação desde mais simples até as mais complexas. 
Este Blog esta sendo elaborado para auxiliar pessoas a encontrar sites, projetos, reportagens, pesquisas e estudos, Assim como divulgar trabalhos próprios que possam ajudar professores, parentes e pessoas interessadas a entender como usar a tecnologia a serviço de pessoas especiais.